Comarca de Cachoeirinha promove semana para conciliação de dívidas e conflitos
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Cachoeirinha promoverá de 20 a 24/6 a Semana do Pré-Processual.
A iniciativa quer oferecer a pessoas que passam por dificuldades financeiras ou envolvidas em conflitos, por exemplo, originados em matéria relativa ao direito do consumidor e desavenças entre vizinhos, a oportunidade de buscar um acordo negociado para o problema, por meio da mediação/conciliação. E sem a necessidade de abertura de um processo judicial.
A Juíza de Direito Vanessa Caldim dos Santos está à frente da organização da Semana, e explica que a intenção é "auxiliar e facilitar o diálogo, a fim de que as pessoas juntas construam um acordo em assuntos que, eventualmente, se tornaram mais frequentes durante a pandemia", diz.
Ainda segundo a Coordenadora do CEJUSC-Cachoeirinha, é através do restabelecimento do diálogo que é possível construir soluções conjuntas. "Para eu ganhar o outro não precisa necessariamente perder. Colaborar não é competir. Quando estamos em confronto não vemos os interesses do outro, que podem ser comuns aos nossos e não opostos", reflete.
Para acessar o serviço é possível desde já procurar diretamente o Foro da cidade , das 12h às 19h, ou fazer contato com o CEJUSC da Comarca pelo número 99794-9326 , ou pelo e-mail cejuscchn@tjrs.jus.br. Os contatos estão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas.
O procedimento funciona da seguinte forma: quando a pessoa manifesta a intenção de negociar, o CEJUSC imediatamente marca a data para a sessão de conciliação e emite uma carta-convite à outra parte envolvida no caso. A participação é voluntária.
Para a realização do esforço concentrado na Semana do Pré-Processual, a unidade terá ao menos dez conciliadores/mediadores mobilizados.